Pensamento Exponencial no mundo dos negócios
top of page
  • Foto do escritorJennifer Reis

Pensamento Exponencial no mundo dos negócios

Vivemos em um mundo cada vez mais mutante e obsoleto. Mutante porque a única estratégia que hoje se adequa ao ambiente é a da Configuração, que tem como objetivo adaptar-se rapidamente às contingências; e obsoleto porque, em poucos cliques, você constrói, reconstrói e destrói tudo!


Duas forças complementares aceleram esse processo: tecnologias e pessoas. Ambas são variáveis, adaptáveis e compostas de um universo infinito de possibilidades e características que, se bem orquestradas, promovem um valor incomensurável.


Colaboração, inteligência artificial, criatividade coletiva e co- construção são conceitos transversais a estas duas forças, que, quando postas em prática, criam um novo mindset (forma de pensar e “aprender a aprender”) alinhado ao que chamamos de universo exponencial. Ao fruto dessa mistura nasce o PENSAMENTO EXPONENCIAL.


O Pensamento exponencial se baseia em princípios dos negócios digitais, ou seja, resultados inovadores, muitas vezes instáveis e de longo prazo, e que se aceleram ao longo do tempo. A mentalidade exponencial pode gerar novas formas de pensar sobre marketing, cultura e estratégia.


O pensamento exponencial (que ainda precisa lutar muito com o tradicional pensamento incremental) trabalha com três estágios: Lançamento, Construção e Crescimento. O Lançamento de uma nova ideia implica em ter visão e lidar com a incerteza; a Construção do negócio pede coragem e paciência; e o Crescimento, que reflete a vida orgânica da inovação, prescinde de agilidade e controle.


Em cada um destes estágios, a gestão do negócio pede um novo mindset, cujo pensamento exponencial pode viabilizar a rápida adaptação. O importante mesmo é estar disposto a desaprender para aprender; essa é a chave de toda a transformação e entrega de valor, especialmente no mundo dos negócios!

Autoria: Dra. Morjane Armstrong @morjane.ssa

Coordenadora Acadêmica EEGN

@Despertou interesse não foi? Então mergulha aqui:



bottom of page