Intuição e Imaginação: o futuro das profissões
top of page
  • Foto do escritorJennifer Reis

Intuição e Imaginação: o futuro das profissões

Se tem uma coisa que a pandemia trouxe foi a emergência do “pensamento futuro”.

Na verdade, tentar enxergar mais à frente sempre foi um exercício que o ser humano, especialmente no mundo dos negócios, fez quase a vida inteira; mas agora esse movimento se acelerou, afetando diretamente a vida pessoal e profissional de muita gente.


A decisão pela carreira em qualquer setor de atuação hoje pede cada vez mais decisões acertadas, e isso não é algo simples de se fazer (pelo menos não no começo).


Rosa Alegria traz, neste cenário, o futurista, um profissional que auxilia pessoas e organizações a se prepararem para mudanças repentinas e a gerenciarem incertezas. Aqui a tentativa é a transição da tríade eficiência, produtividade e lucratividade para a tríade colaboração, humanização e inovação criativa.


Daniel Kahneman, um dos mais importantes pensadores do século XXI, Nobel de Economia e um dos maiores especialistas sobre economia comportamental, questiona a ideia de que a tomada de decisão é essencialmente racional. Sendo assim, para desbravar o tão sonhado e misterioso futuro, a intuição e a imaginação são as armaduras da jornada.


Mas sem briga, porque tem espaço para todo mundo! Enquanto o “cérebro racional” permite organizar e fazer inferências a partir de um grande volume de dados quantitativos, o “cérebro intuitivo” permite pegar todos esses dados, combiná-los com nossas descobertas qualitativas e nos levar à ação.


E de uma perspectiva prática, o Triângulo dos Futuros elucida a maravilhosa capacidade de meta-análise do passado, presente e futuro (O Triângulo de Futuros é um dos seis pilares utilizados pelo pesquisador e estudioso de futuros Sohail Inayatullah).


E não adianta você pensar que nada disso é possível ou viável porque você não é criativo ou porque você “só acredita vendo!”. Todo mundo sonha, mesmo que acordado... e sonhar já faz de você uma pessoa imaginativa (o que antecede as maravilhosas criações). Além disso, imaginação e intuição são habilidades que as máquinas ainda não podem copiar. Então, aproveite!

Autoria: Dra. Morjane Armstrong @morjane.ssa

Coordenadora Acadêmica EEGN

@Despertou interesse não foi? Então mergulha aqui:



bottom of page