Adriano Leal Bruni

Professor Titular Livre da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, Doutor (2002) e Mestre (1998) em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e autor de diversos livros técnicos de Finanças e Métodos Quantitativos publicados pela Editora Atlas.

Daniela Lima de Andrade

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e mestrado em Direito Tributário também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora de Direito Tributário na graduação dos Cursos de Direito da Universidade Federal da Bahia - UFBA e da Faculdade Baiana de Direito - FBD e na Pós-Graduação dos Cursos da Faculdade Baiana de Direito e da UCSAL. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário, atuando principalmente nos seguintes temas: direito tributário, princípios constitucionais tributários e espécies tributárias. Exerce advocacia na área tributária no escritório Borges Advogados. 

Fábio Almeida Ferreira 

É PhD, pelo Department of Radio, TV and Film da Universidade do Texas em Austin; mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); especialista em Gestão Empresarial pela FGV/ICEF e bacharel em Administração pela UFBA. Atualmente é professor da Escola de Administração da UFBA e professor permanente do Mestrado em Desenvolvimento e Gestão Social do Centro de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS) da Escola de Administração da UFBA. 

Jair Sampaio Soares

Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia, Doutor (2010) e Mestre (2004) em Administração pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é consultor ad-hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, professor da Universidade Católica do Salvador e Estatístico da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência nas áreas de Estatística e Marketing, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores, sistemas de suporte à decisão, sistemas de informação de marketing, pesquisa de marketing e data mining. 

Justina Tellechea

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2015. Especialista em Planejamento e Gestão da Inovação pela UFBA em 2013. Graduada em Gestão Pública e Gestão Social pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2011. Em 2017 integrou o quadro de servidores da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia como Coordenadora de Editais do Fundo de Cultura da Bahia na SUPROCULT. Atuou entre 2014 a 2017 na equipe gestora da Formação EAD para Elaboração de Planos Municipais de Cultura que é fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura e a Escola de Administração da UFBA. 

Lucas Franco Freire

Sócio fundador da People2People Recursos Humanos, empresa baiana dedicada à prestação de serviços em subsistemas de gestão de pessoas e educação corporativa. Empresa com 10 anos de atuação no mercado operando em todo o Brasil, especializada em startup’s de sites industriais, na implantação estruturas de quadro de pessoal e consultoria em processos de gestão de pessoas. A People2People contrata em média 1000 profissionais por ano para diversas organizações. Lucas é sócio fundador da Smartplay, empresa sediada em São Paulo, dedicada a certificação, construção e aplicação de workshops com a metodologia Lego® Serious Play®, tendo treinado cerca de 15 mil pessoas em organizações como: Braskem, Basf, Vale, CNI, Grupo Unigel, Cetrel, Continental Automotive, Credit Suisse, Votorantim, Kimberly-Clark, OLX, Ambev, Oracle, Paypal, Itaúsa, Otis, Aptiv, Gerdau, Klabin. 

Morjane Armstrong Santos

Doutora, mestre e bacharel em Administração, bacharel em Secretariado Executivo, especialista em Relações Internacionais. Atualmente é docente em ensino superior nas áreas de Tecnologia, Inovação e Competitividade (e correlatas), pesquisadora do Grupo de Pesquisa NACIT - Núcleo de Política e Administração em Ciência e Tecnologia (UFBA) e do Grupo de Pesquisa Gestão, Inovação e Desenvolvimento (UFOB), e consultora/instrutora em Gestão da Inovação e Planejamento Estratégico (de negócios, social e intraempreendedor). 

Paulo Pietrobon de Oliveira

Atua na UFBA desde 2013 como coordenador do Laboratório de Projetos Institucionais (LABPROJ) - no IHAC. Atua de forma intensiva no ecossistema de inovação da Bahia, como mentor, palestrante e consultor (representando a empresa Pieracciani) desenvolvendo programas e projetos de Inovação Aberta e aplicando a metodologia Lean Startup. Institucionalmente, atua como Diretor de Inovação e Projetos da Associação Baiana de Startups (ABAS), como membro do Conselho de Jovens Líderes da Indústria (CJLI-FIEB) e como Coordenador de Projetos Internacionais da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE). Além disso, é empreendedor em série, sendo sócio da startup industrial RECICLI, da plataforma de empreendedorismo e inovação STARTAPL e da empresa de comércio exterior NOZOMI. 

Roberto Brazileiro Paixão 

Professor Adjunto da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EA/UFBA), atuando na graduação e na pós-graduação stricto sensu. Possui Doutorado (UFBA) e Mestrado (Unifacs) em Administração, Especialização em Finanças (EPGE/FGV) e Graduação em Administração. Atua na docência há mais de 10 anos e também acumula experiência profissional em empresas como Vale do Rio Doce, Ferrovia Centro Atlântica, Banco Itaú e Sampa Construtora. 

Rodrigo Ladeira 

É bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 1985, e também em Administração- Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade de Ciências Gerenciais- União de Negócios e Administração (FCG -UNA) 1983, ambas em Belo Horizonte. Tornou -se Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 1994, Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP, é Pós Doutor pela New York University - NYU - Nova Iorque,avaliada entre as "melhores" dos EUA, na área de Marketing Social. Tem vasta experiencia de mercado, tendo trabalhado durante 15 anos como diretor de Empresa de Comércio Exterior e Marketing Internacional, "Winners Negócios Internacionais". Atualmente é professor da Escola de Administração da UFBA, lecionando na graduação, no Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) - Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado acadêmicos, e no mestrado profissional. 

Antônio Francisco de Almeida

Possui Pós-doutorado pela New York University 2015-2016 (Finance and Risk Engineering Department). Doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, em 2006, pelo departamento de Engenharia de Produção, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com tese em intervenções cambiais em crises financeiras. Graduado em 1988 em Engenharia Química, concluiu mestrado em Engenharia, em 1998, e mestrado em Administração, em 2000, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Trabalha no Banco Central do Brasil na área de gestão de riscos, é professor adjunto na faculdade de Administração da UFBA, atua como professor participante do Programa de Pós-graduação em Engenharia Industrial, da UFBA, e é professor permanente do Núcleo de Pós-graduação em Administração NPGA-UFBA. 

Ernani Coelho Neto 

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1999) e doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2006). Professor e pesquisador da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Experiência nas áreas de gestão pública da cultura, comunicação organizacional, negociação empresarial, indústria do lazer e planejamento do turismo. 

Horácio Nelson Hastenreiter

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2005). Foi superintendente de Tecnologia para a Competitividade da Secretaria de Ciência, tecnologia e Inovação do estado da Bahia e coordenador executivo do projeto Parque Tecnológico de Salvador. Atualmente é professor adjunto e diretor da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. 

João Martins Tude 

Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2014), com período sanduíche na Michigan State University, mestre em Ciência Política pela Universidad Complutense de Madrid (2010), mestre em Administração pela UFBA (2007), especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade São Bento (2007) e bacharel em Administração também pela UFBA (2005). João Tude foi consultor de diversas ações empreendedoras em organizações da sociedade civil (como APAEB-Valente, GAPA, Pracatum, dentre outras) e de grandes corporações. Atualmente, é professor adjunto e vice-diretor da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA). 

Lucas Dantas de Souza

Especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas pela Faculdade de Comunicação da Bahia. Lucas Dantas é um profissional de mercado com experiência em negócios digitais e marketing digital. Entre 2014 e 2016, foi sócio-Diretor de Marketing Digital do Clicou Partiu, um aplicativo para smartphones que conquistou milhares de instalações na App Store e PlayStore e mais de 30 mil usuários/mês. Desde 2016 atua na Editora Sanar, onde estruturou a equipe de Marketing Digital e duplicou o faturamento da empresa, atuando como Head of Branding no presente. 

Matheus Bastos e Silva 

Engenheiro Mecânico pela Universidade Federal da Bahia, Matheus tem experiência em Gestão de Marketing em empresas de crescimento com foco no canal digital. Atuou como Gerente de Mídias de Performance na Editora Sanar, quando era responsável pelo gerenciamento de campanhas com alcance superior a 15 milhões de pessoas por mês. Atualmente é Diretor de Marketing&Sales na mesma empresa, onde coordena campanhas para mais de 200 produtos. 

Paulo Figueiredo

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP). É doutor pela Boston University School of Management, com bolsa da FULBRIGHT Commission. Tem experiência na área de Gestão de Operações e Administracao da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento gerencial, desenvolvimento de produtos e processos e gestão de portfólio de projetos. Possui formação em modelagem matemática (Dinâmica de sistemas), adquirida no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Sloan School of Management. Ensinou turmas do premiado curso CORE de gestão voltada ao empreendedorismo, na Boston University Questrom School of Business.  Ganhador dos prêmios The 2010 Award for Outstanding Teaching by a Doctoral Student. Cursou Pós Doutorado na Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto na Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA). Professor e pesquisador no SENAI CIMATEC, orientando alunos dos cursos de mestrado e doutorado em Gestão e Tecnologia Industrial (GETEC). 

Ricardo Coutinho Melo

Administrador, mestre em Ciência da Informação e Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA). Possui ampla vivência em projetos de consultoria como profissional certificado em projetos (PMP). É Professor do Programa de Pós-Graduação da EAUFBA e do Instituto de Ciência da Informação da UFBA. 

Rodrigo Barbosa Paolilo 

É um profissional com 16 anos de experiência prática no campo do empreendedorismo e inovação. Após experiências em grandes empresas, Rodrigo é empreendedor há 10 anos e assumiu posições de relevância e destaque, a exemplo da Presidência da Confederação Nacional de Jovens Empresários (CONAJE) e atualmente tem como principal atividade o Grupo Rede+, hub de inovação e empreendedorismo que atua com aceleração de startups e espaços de coworking. Já realizou centenas de palestras sobre Empreendedorismo e Inovação, além de ter coordenado dezenas de cursos, programas e eventos de educação empreendedora e inovação em todo o Brasil.  

Sergio Ricardo Goes

Possui graduação em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo FGV (1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2000) e doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - FGV (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal da Bahia. Atuou como executivo em empresas do setor de auditoria, consultoria, construção civil e educação. 

Contate-nos

Tel: (71) 9 9226-9868

Email: empreenderufba@gmail.com

Endereço

eEscola de Administração da UFBA

Av. Reitor Miguel Calmon, s/n

Vale do Canela, Salvador, Bahia

CEP: 40.110-903

© 2020 por Jennifer Reis.