Donut: o docinho da nova sociedade
top of page
  • Foto do escritorJennifer Reis

Donut: o docinho da nova sociedade

Crise, desigualdade, fechamento de negócios, surgimento de novos negócios… temas que estão na “boca do povo”! A pandemia apenas lançou luzes fortes sobre questões que já ocorriam, porém de maneira pulverizada, camuflada e, talvez, embaçada.


Quando o olhar da ‘sobrevivência’ dos negócios ganhou uma lente de aumento diante do olhar competitivo da ‘eficiência’, um universo se abriu para novas interpretações. Aqui o salto do crescimento ganhou um impulso chamado prosperidade. Um depende do outro, mas não são, nem de longe, a mesma coisa.


É como se o crescimento fosse os números, e a prosperidade fosse as letras. São diferentes, mas são complementares. O primeiro trataria do “homem econômico racional” , e o segundo do “homem social”. A mistura equilibrada de ambos possibilitaria uma economia saudável, criada, em maior medida, para #PROSPERAR, e não apenas crescer!


O termo “economia donut”, cunhado pela economista britânica Kate Raworth em livro homônimo, “Economia Donut: Sete maneiras de pensar como um economista do século XXI”, lançado em 2017 e traduzido no Brasil pela editora Zahar no ano passado, explora esta “equação equilibrada”.


O clássico docinho em forma de rosca - #MODELODONUT, serve de esquema para mostrar a interligação da economia com questões sociais e ecológicas. Neste modelo, os indicadores sociais e ambientais extrapolariam os econômicos, a exemplo de métricas referentes a estabilidade do clima, saúde dos solos, acesso à água potável, saúde das pessoas, educação, habitação e distribuição de renda etc, trazendo novas perspectivas de desenvolvimento social.


E, “[...] se tudo muda o tempo todo no mundo (música: Lulu Santos)”, porque a gente, enquanto seres incríveis de transformação e de progresso, não poderíamos pensar diferente?! Vamos nessa; a hora é agora!


Autoria:

Dra. Morjane Armstrong

Coordenadora Acadêmica EEGN

@morjane.ssa



@Despertou interesse não foi? Então mergulha aqui:




bottom of page