• Jennifer Reis

(COVID-19) Como abordar a crise: o durante e o depois

Em um movimento invisível o mundo virou de cabeça pra baixo! E nesse movimento a gente aproveitou para inverter, também, o nosso olhar e (re)interpretara forma como lidamos com a natureza e as nossas relações, seja pessoais ou de trabalho.

Durante a crise você não pode congelar, e a sua ação tem de se rápida. Neste sentido, uma resposta coordenada de iniciativas de curto prazo, para garantir a sobrevivência, é a primeira providência. Depois, já se segue para um planejamento estruturante do período pós-crise, permitindo às organizações criar um plano sustentável de médio e longo prazo.


Neste linha do “durante”, um tripé pode sustentar a ação: 

* Governança: criação de grupos de trabalho multidisciplinares para planejamento de esforços;

* Ações de contingência: análise dos impactos em temáticas críticas e execução de iniciativas para responder à crise no prazo imediato, garantindo a sobrevivência da organização;

* Planejamento pós crise: preparação para a retomada, ajustando as velas à nova direção do vento e garantindo a competitividade e captura de novas oportunidades.


Ok, mas e o “depois”, qual é o novo horizonte a seguir?

Uma das coisas que a crise do COVID-19 poderia estar fazendo é expandir essa imaginação econômica. À medida que governos e cidadãos tomam medidas que três meses atrás pareciam impossíveis, nossas idéias sobre como o mundo funciona podem mudar rapidamente. Vamos olhar para onde essa re-imaginação poderia nos levar.


Alguns insights:

* Trabalhos que contribuam para desafios como mudanças climáticas e baixos níveis de saúde mental e física entre os trabalhadores

* Sociedade construída com ajda mútua

* Negócios sociais e de impacto

* Repensar (com bastante cuidado) a atividade econômica não essencial

* The minimalism

* Repensar o que é e o que realmente promove a tão sonhada “qualidade de vida”

* Idealizar os “futuros possíveis”...


Despertou interesse não foi? Então mergulha aqui:

1. https://singularityhub.com/2020/04/03/what-will-the-world-be-like-after-coronavirus-four-possible-futures/?fbclid=IwAR1J0bb8nefLjin3AxYIpuTzkE1PxYmNHEX9As9Qswo8GMbpyH7lzcJeTgs


2. Falconi , COVID-19: Perspectivas - Uma abordagem prática para enfrentar os desafios socioeconômicos da crise e preparar-se para o novo contexto global.  Todos os direitos reservados @ 2020 FALCONI. Proibida a reprodução deste material sem autorização explícita da FALCONI. 



Contate-nos

Tel: (71) 9 9226-9868

Email: empreenderufba@gmail.com

Endereço

eEscola de Administração da UFBA

Av. Reitor Miguel Calmon, s/n

Vale do Canela, Salvador, Bahia

CEP: 40.110-903

© 2020 por Jennifer Reis.