Em um movimento invisível o mundo virou de cabeça pra baixo! E nesse movimento a gente aproveitou para inverter, também, o nosso olhar e (re)interpretara forma como lidamos com a natureza e as nossas relações, seja pessoais ou de trabalho.
Durante a crise você não pode congelar, e a sua ação tem de se rápida. Neste sentido, uma resposta coordenada de iniciativas de curto prazo, para garantir a sobrevivência, é a primeira providência. Depois, já se segue para um planejamento estruturante do período pós-crise, permitindo às organizações criar um plano sustentável de médio e longo prazo.
Neste linha do “durante”, um tripé pode sustentar a ação:
* Governança: criação de grupos de trabalho multidisciplinares para planejamento de esforços;
* Ações de contingência: análise dos impactos em temáticas críticas e execução de iniciativas para responder à crise no prazo imediato, garantindo a sobrevivência da organização;
* Planejamento pós crise: preparação para a retomada, ajustando as velas à nova direção do vento e garantindo a competitividade e captura de novas oportunidades.
Ok, mas e o “depois”, qual é o novo horizonte a seguir?
Uma das coisas que a crise do COVID-19 poderia estar fazendo é expandir essa imaginação econômica. À medida que governos e cidadãos tomam medidas que três meses atrás pareciam impossíveis, nossas idéias sobre como o mundo funciona podem mudar rapidamente. Vamos olhar para onde essa re-imaginação poderia nos levar.
Alguns insights:
* Trabalhos que contribuam para desafios como mudanças climáticas e baixos níveis de saúde mental e física entre os trabalhadores
* Sociedade construída com ajda mútua
* Negócios sociais e de impacto
* Repensar (com bastante cuidado) a atividade econômica não essencial
* The minimalism
* Repensar o que é e o que realmente promove a tão sonhada “qualidade de vida”
* Idealizar os “futuros possíveis”...
Despertou interesse? Então mergulha aqui:
2. Falconi , COVID-19: Perspectivas - Uma abordagem prática para enfrentar os desafios socioeconômicos da crise e preparar-se para o novo contexto global. Todos os direitos reservados @ 2020 FALCONI. Proibida a reprodução deste material sem autorização explícita da FALCONI.
Autoria:
Dra. Morjane Armstrong
Coordenadora Acadêmica EEGN
@morjane.ssa
Comments