Programa de Formação de Afroempreendedores - EEGN
Com o objetivo de promover o acesso a oportunidades para empreendedores e empreendedoras negros/as da cidade de Salvador, contribuindo para ampliação das condições de ingresso na Universidade Pública, a Especialização em Empreendedorismo e Gestão de Negócios (EEGN) da Escola de Administração da UFBA, estará lançando neste ano de 2023 o seu Programa de Ação Afirmativa com recorte em raça e gênero, destinando bolsas para pessoas negras, especialmente mulheres.
Ao analisarmos as condições da população negra e feminina no Brasil, essa ação se reafirma como necessária, pois, apesar de ser a maioria dos empreendedores/as, com 51% do total dos donos de negócio, segundo dados do SEBRAE (2021), os negros ainda enfrentam sérias assimetrias no acesso ao ecossistema empreendedor.
​
Segundo a Pesquisa Empreendedorismo por raça-cor/gênero no Brasil, realizada pelo Sebrae em 2021, os empreendedores negros apresentam maiores dificuldades de acesso a crédito, maiores restrições de acesso às redes de contatos de negócios, menor nível de renda mensal, menor nível de escolaridade e menos empregados. As mulheres, em específico, enfrentam diversas barreiras relacionadas a sua condição de gênero, como dupla jornada, invisibilidade e desconfiança em relação às suas habilidades de gestão de negócios nos mercados.
Pesquisa do Sebrae mostra que empreendedores negros foram mais prejudicados que os brancos. — Foto: Reprodução/Sebrae
O Programa de Ação Afirmativa torna-se também estratégico para a Especialização a medida que promove a diversidade e a equidade como valores inegociáveis da sua ação, considerando que no processo de gestão dos negócios, fatores como a multiplicidade das equipes, as diversas perspectivas de pensamentos, os diferentes olhares na resolução dos problemas são condições necessárias que favorecem a inovação e ampliam a criatividade das empresas.
​
Além das bolsas, o Programa contará com rodadas de diálogos sobre Afroempreendedorismo, diversidade e equidade, além de disponibilizar acompanhamento e mentorias acadêmicas e de negócios, direcionadas à permanência dos bolsistas ao longo do curso.
O programa de formação em Afroemprededorismo será coordenador pela
Profa. Dra. Daiane Batista de Jesus e pelo Prof. Dr. André Luis Nascimento Santos.
Daiane Batista de Jesus
Doutora em Administração e Mestra em Desenvolvimento e Gestão Social pela UFBA - Universidade Federal da Bahia; Professora e Pesquisadora nas temáticas: afroempreendedorismo, empreendedorismo, conflitos socioambientais, desenvolvimento e desigualdades sociais; Orientadora de Carreira e Mentora Acadêmica; Especialista em desenvolvimento de programas e currículos voltados às habilidades e competências para a vida; Experiência em organizações do terceiro setor e da sociedade civil como gestora e consultora; Experiência em projetos de compensação socioambiental e programas de educação ambiental; Consultora e moderadora na condução de processos de fortalecimento institucional de organizações da sociedade civil.
André Luis Nascimento dos Santos
Doutorado e Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com estágio sanduiche em IEP Toulouse – Science Politiques, França. Graduação e Especialização em Direito pela Universidade Federal da Bahia, Brasil.
Pesquisa e publica sobre os campos dos direitos humanos, das políticas públicas, da gestão social, da gestão da diversidade, com especial ênfase nas políticas de salvaguarda do patrimônio cultural afro-brasileiro e seus lugares de memória, poder e redes de solidariedade.