• Jennifer Reis

Coopetalismo: é hora de compartilhar!

Não é de hoje que sabemos que crises simbolizam, também, recomeços! Recomeços que se desenham em cenários possíveis e, em um grau mais alto de projeção, cenários desejados.


É tempo de recriar, e nesse movimento a gente quer que você imagine um lugar para viver e explorar... Um lugar “crowdsourced” que pode ser construído pelas pessoas.


No mundo virtual este lugar pode ser chamado de #Hypatia#, a mais avançada cidade em realidade virtual. A Timefire LLC, empresa de tecnologia que está criando essa cidade diz que o objetivo é proporcionar experiências culturais e educacionais, além de oferecer um ambiente divertido, onde a colaboração e a criatividade são a moeda. Acompanha isso no @ofuturodascoisas.


No mundo físico essa tendência se dá por uma pitada de #coopetalismo#!

Desigualdade socioeconômica, explicada pela lei da Mais –Valia (Karl Marx); empreendedores nascidos da crise e equivocadamente criados para sustentar uma relação desequilibrada entre fornecedor e mantenedor; e o risco da economia compartilhada despencar para o lado obscuro das relações de trabalho chamam a atenção para a intenção genuína que deve estar por trás do movimento de compartilhamento.


A era do compartilhamento tem o potencial para ser um possível trampolim para um modelo mais sustentável, se regularizado, para que seu lado positivo, desenhado por novas e distintas formas de trabalho e remuneração, se torne possível.


Em tempo, ao combinar diversos princípios e mecânicas já em uso, será possível direcionar a economia compartilhada para não apenas ressignificar o capitalismo, mas para inaugurar um modelo mais orgânico, interdependente, descentralizado, transparente e sustentável.


SIM, queremos futuro, tendência e possibilidades, mas isso não limita em nós o desejo pelo cuidado, proteção e amparo que, em um grau mais profundo de autenticidade, nos distancia de viver no Cilindro de O’Neill (veja o filme Elysium).


E diante de uma crise, a tendência será valorizar tudo aquilo que nos ajudará a construir um país melhor.


@Despertou interesse não foi? Então mergulha aqui:

O Futuro das Coisas

Whow! – inovação para negócios


Autoria:

Dra. Morjane Armstrong

Coordenadora Acadêmica EEGN

@morjane.ssa


Contate-nos

Tel: (71) 9 9226-9868

Email: empreenderufba@gmail.com

Endereço

eEscola de Administração da UFBA

Av. Reitor Miguel Calmon, s/n

Vale do Canela, Salvador, Bahia

CEP: 40.110-903

© 2020 por Jennifer Reis.